Carregando Postagens...

A vida acima de qualquer escolha

Faz alguns anos que minha avó se foi desse lado do mundo. Naquele dia da partida me senti triste, afinal era um dia de despedida. Contudo, logo após aquele momento e refletindo sobre a vida dela, senti uma alegria danada na alma pois ela havia vivido intensamente seus noventa e nove anos ! Havia sido um exemplo pra mim.

Não há, como psicanalista, falar em morte sem falar em vida, posto que uma fase complementa a outra, além de dar sentido. Há quem diga que não, contudo, por experiência com idosos desde o ano passado, posso garantir que os mais alegres que encontrei foram justamente aqueles que melhor aproveitaram seus dias de meninice, juventude e fase adulta. Essa tão chamada terceira idade é certamente o fechamento dessas outras fases.

Na música de Mercedes Sosa Eu só peço a Deus, há um trecho que diz "Só peço a Deus, [...] que a morte não me encontre um dia, solitário sem ter feito o que eu queria ]...]".  Um grito para dentro do inconsciente,  para o espírito, tipo um aviso de semáforo no amarelo: Vida a vida !. Sim, que sejamos expertos para vivermos todas as possibilidades de sermos felizes, ainda que ao redor a família, os parentes, os amigos, os colegas, a sociedade em geral nos desejem outras escolhas. Claro, ouvir sugestões, conselhos é bom, contudo, nada de abrir mãos dos sonhos porque alguém quer fazer a decisão. Não permita.

 Sabe aquela profissão que você quer tentar ? Tente. Sabe aquela viagem que você quer fazer ? Faça. Sabe aquela pessoa que você quer namorar ? Namore. Sabe aquele filme que você quer vê? Vá ver. Sabe aquele restaurante que você quer ir comer lá ?  Vá, logo. Sabe aquele instrumento que você sempre quis aprender a tocar ? Aprenda. Quer ir ao campo e não tem companhia ? Vá sozinho. Sabe o trabalho voluntário que quer fazer? Faça logo. Não deixe pra amanhã seus sonhos, suas escolhas, sua vida. Só depende de você. 

A morte sempre será o complemento da vida. Ela vai chegar um dia, não sabemos quando e que bom não sabermos, porque a vida é para ser vivida intensamente até o último segundo.

A música diz, [...] não me encontre a morte, solitário[...]. Nunca estaremos solitários se a vida for bem vivida. Os pensamentos, as memórias, as lembranças e as pessoas especiais que estiveram naqueles momentos estarão dentro de nós. Será impossível estar sozinho com tantos momentos especiais.

A vida é para isso, para ser vivida. VÁ SER FELIZ, ENQUANTO HÁ TEMPO !

Denilza Munhoz Psicanalista.


Comentários

Deixe um Comentário

Posts Recentes

30/Outubro/2017

É fácil ser enganado?

26/Outubro/2017

Sucesso não é aplauso

17/Outubro/2017

Penalidade, Justiça e...

05/Outubro/2017

Holanda / curiosidades


Onde estamos ? clique aqui para ver o mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Aguardamos seu contato!

Telefone

(71) 3288-1452

Email

accabem@hotmail.com

Localização

Rua Professor Theócrito Batista - s/n lt 39 - Caji, Lauro de Freitas - BA - 42700-000