Carregando Postagens...

É fácil ser enganado?

A melhor forma de ser enganado é acreditar que é difícil ser enganado e isto porque a presunção não é aliada do discernimento. Um cachorro pequeno late mais alto na suposição que irá amedrontar os outros e o Pit Bull é, sinistramente, silencioso. O brasileiro possui uma certa amabilidade para com o mundo, característica que o torna simpático, mas ao mesmo tempo descuidado sobre a veracidade daquilo que lê e ouve. Nós acreditamos muito rapidamente sem nos dar conta que podemos estar falando com o "diabo". A internet é uma espécie de velho oeste do conhecimento onde encontramos verdades e mentiras residindo harmoniosamente no mesmo quarto.
 
Uma forma fácil de enganar é dizer que tal autor ou autoridade disse isso ou aquilo. Raros são os que irão conferir se realmente Chico Xavier, Bezerra de Menezes ou Einstein disseram o que lhes foi atribuído. Uma tolice  infantil ou um tolice já bem crescida são retransmitidas ao infinito pelo facebook ou e-mail. Uma parte dos espíritas é facilmente enganada, não sei os demais religiosos também o são. E a forma de se fazer isto é dizer que  o espírito de Bezerra de Menezes escreveu, Chico Xavier disse. Ninguém acredita que seja necessário conferir no livro original ou depoimento para saber se, realmente, tais personalidades disseram tais coisas.

O "mesmo" espírito diz que isto é errado por um médium e através de outro médium diz exatamente o contrário. Parece a música de Raul Seixas quando canta "eu quero dizer exatamente o contrário do que acabei de dizer agora" E as pessoas que leem tais livros por diferentes médiuns afirmam adorar o trabalho psicográfico de ambos os médiuns e não se dão conta que algo de errado existe em pelo menos um dos trabalhos mediúnicos. Qualquer novidade é prontamente aceita e divulgada, sobretudo, se nunca foi revelada antes ou se parece absurda. O espírito conhecido como dr Inácio escreve de forma educada e lógica através de Divaldo Franco e de forma jocosa e conteúdo irracional por outros médiuns, raros são os espiritas ou não espíritas que se perguntam porquê de tal fenômeno original e estranho.

Mensagens de espíritos de outras galáxias são muito admiradas e se o espírito tem um nome estranho, então, é a glória. Ninguém estranha que um espírito de um mundo infinitamente distante use em seu nome as mesmas letras do alfabeto humano. Quando Allan Kardec recebeu mensagem de um espírito que não vivia na terra e perguntou o seu nome, o espírito disse que era impossível fornecer seu nome porque em seu mundo as pessoas não tinham nome e sua língua era intraduzível para a nossa. Ele transmitia o conteúdo do pensamento através do médium, mas não em sua forma original.

É  também relativamente fácil ser enganado pelo apelo da autoridade, mesmo que tal autoridade saia de sua área de atuação e vire um especialista em tudo. Ninguém perguntaria a Einstein como fazer um acarajé, mas ninguém se constrange em perguntar o que ele achava do romantismo, como se a paixão fosse uma ciência exata como a física ou a matemática.

No espiritismo, na política, na filosofia e outras áreas confundimos admiração com infalibilidade e colocamos sob a responsabilidade do outro o nosso dever de raciocinar. Achamos que tudo que uma pessoa que adoramos ou espírito desencarnado  diz, tem de ser verdade. Nem sempre a bondade acompanha o discernimento. Ninguém deve abdicar do uso da própria razão para concordar com tudo e você tem o pleno direito de não concordar comigo.
João Senna.

Médico, Escritor, Palestrante

Comentários

Deixe um Comentário

Posts Recentes

30/Outubro/2017

É fácil ser enganado?

26/Outubro/2017

Sucesso não é aplauso

17/Outubro/2017

Penalidade, Justiça e...

05/Outubro/2017

Holanda / curiosidades


Onde estamos ? clique aqui para ver o mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Aguardamos seu contato!

Telefone

(71) 3288-1452

Email

accabem@hotmail.com

Localização

Rua Professor Theócrito Batista - s/n lt 39 - Caji, Lauro de Freitas - BA - 42700-000