Carregando Postagens...

Impulso de liderança

Valdira da Silva Lopes jamais passou ou passará despercebida em qualquer ambiente. De personalidade envolvente e riso fácil, é extremamente ativa, centralizadora. Gosta de assumir a liderança de toda atividade da qual participa, aparentemente por não ter paciência com o ritmo de trabalho dos demais.

Valdira nasceu no bairro do Lobato – no subúrbio ferroviário, na cidade de Salvador, no dia 09 de maio de 1953, filha do comerciante Valdir da Silva Lopes e de Maria da Purificação Costa Lopes, que dedicava todo seu tempo e energia para criar e educar cinco filhos, dentre eles, Valdira.

Teve uma infância tranquila, vivida num bairro próximo daquele onde havia nascido – Periperi- na companhia de seus pais, irmãos e avós.

Nunca foi considerada (pelo menos pela mãe) uma criança traquinas nem uma jovem afeita a festas e embalos nos finais de semana. Era obediente, dedicava seu tempo ao estudo e trabalho, tendo exercido a função de Secretária Executiva numa grande empresa.

Lembra com saudade das madrugadas, quando deitada em sua cama devidamente protegida do frio, ouvia ao longe o apito do trem ao atravessar a ponte, em direção à Estação Central, localizada no bairro da Calçada, ou quando do seu retorno. Os sons do apito e do gemer dos dormentes da ponte, permanecem em sua mente.

Adulta, aos 22 anos casou-se com João Antonio F. de Castro, pai de suas duas filhas, com quem conviveu por trinta anos.

Hoje divorciada, residem com ela apenas sua filha Michele, o esposo dela e seu neto João Pedro, pois Ana Paula há tempos fixou residência em São Paulo, onde trabalha e estuda.

Há muitos anos, a convite de Maria de Fátima, então voluntária e hoje diretora da Accabem, começou a auxiliá-la na preparação e execução de eventos em beneficio da entidade.

Gostou tanto, que há cerca de 15 anos também se tornou Voluntária, a serviço dos idosos atendidos pela instituição, e mensalmente lhes faz uma visita.

Inquieta como sempre, reuniu em torno de si um grupo ao qual denominou de “Amor à Vida” se dispondo juntamente com os companheiros, a levar mensalmente alegria e momentos de lazer aos internos.

Algum tempo depois, em virtude de problemas de saúde e mudança de residência de participantes, o grupo se dispersou, dele só restando ela e Ednalva Paixão, esta também uma apaixonada pelo trabalho com idosos.

Conta que há cerca de 2 anos, ao conhecer o casal Walter e Linda Fonseca, percebeu neles o mesmo desejo de colaborar e aí “acendeu uma luz e falei com Ednalva: vamos formar outra Equipe?” E formou!

Após pedir direcionamento a Espiritualidade continua dizendo, recebeu a intuição desta denominação para o grupo: EQUIPE SEMEADORES DE ALEGRIA E ESPERANÇA -  ESAE, hoje composta também por: Olga , Clara, Rita e Marcelo, oito operários da alegria e esperança.

Val - como é mais conhecida- relata haver vivenciado inúmeros momentos que muito a emocionaram, como a inauguração da primeira etapa da construção da Accabem, como também o brilho dos olhos daqueles que ao se sentirem objetos da atenção e carinho que perderam lá fora, nem sempre conseguem evitar as lágrimas que teimosamente insistem em sair de seus olhos cansados.

“Val” sonha com um futuro promissor para a Accabem, esperando que, adquirindo condições, continue ampliando continuamente sua capacidade de acolhimento a todos que delas necessitarem.

Tem procurado administrar seu tempo para tentar dispender mais tempo à entidade, além disso, tem enviado correspondências a Luciano Hulk, para que ele promova um “Lar doce Lar” na Accabem, na busca pelo tão necessário apoio.

Comentários

Deixe um Comentário

Posts Recentes

30/Outubro/2017

É fácil ser enganado?

26/Outubro/2017

Sucesso não é aplauso

17/Outubro/2017

Penalidade, Justiça e...

05/Outubro/2017

Holanda / curiosidades


Onde estamos ? clique aqui para ver o mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Aguardamos seu contato!

Telefone

(71) 3288-1452

Email

accabem@hotmail.com

Localização

Rua Professor Theócrito Batista - s/n lt 39 - Caji, Lauro de Freitas - BA - 42700-000