Carregando Postagens...

Sucesso não é aplauso

É muito natural que cada um deixe-se encantar pelo sucesso. Não quero dizer apenas o sucesso pessoal, mas o das convicções que abraçamos. Ora, a verdade, felizmente,  não tem compromisso com o sucesso e muito menos com a opinião pública. Não se pode determinar a existência de Deus ou a adequação de um sistema político ou partidário pelo número de votações ou de filiados que possua. Tampouco devemos esperar que a ciência demonstre que a vida tem uma finalidade que não seja esperar ou salvar a si mesma.

O sucesso, do ponto de vista materialista, seria a hegemonia de uma idéia, movimento ou desejo sobre as demais possibilidades. Um partido político alcança o  sucesso quando ganha as eleições e os eleitores acreditam que ganharam também a eleição se votaram no candidato ou partido que alcançou tais objetivos. A nação, obviamente, não se identifica com isso e a felicidade de seu povo não se inicia ou termina na urna, embora, a votação de um povo possa contribuir ou não para a felicidade geral. Tal percepção levou ao rei Pirro a declarar: "mais uma vitória dessas e estamos perdidos" Amém.

Do ponto de vista espiritual o sucesso é aquela rara ocasião onde o que se alcança corresponde ao que é, realmente, melhor para nós. Podemos encontrar uma conhecida após dois anos e perguntar: seu casamento foi maravilhoso, me lembro bem. Como está o seu marido? E ouvirmos: não me fale daquela criatura. O sucesso, do ponto de vista espiritual, é mais difícil de ser avaliado. Tal ocorre por uma deficiência de nossas avaliações, conceitos e sentimentos e não por uma característica inerente ao sucesso espiritual. Estamos inebriados de nós mesmos e assim somos como a namorada ou namorado que não percebe os inevitáveis defeitos  e as possíveis aberrações do ser amado.

Discutem materialistas e espiritualistas para saberem quem tem razão. Se o número de ateus tem aumentado ou diminuído, se a ciência tem comprovado as teses espíritas, se existem evidências a favor da imortalidade ou não. Creio que tudo isso tenha uma importância imensa e que não devemos nos furtar a tais discussões. Seria, porém, correto fundamentar a nossa vida ou convicções na última notícia da ciência ou da pesquisa de opinião pública?  A verdade pode bem estar no ar ou na ciência,ou  na religião ou na filosofia, pode mesmo estar um pouco em cada uma dessas coisas,  mas em verdade nunca pediu ou precisou da opinião de ninguém.

João Senna.
Salvador, Mansão do Caminho, 21/01/2016

Comentários

Deixe um Comentário

Posts Recentes

11/Dezembro/2017

Mensagem de Ano Novo

21/Novembro/2017

A crença como experiencia

30/Outubro/2017

É fácil ser enganado?

26/Outubro/2017

Sucesso não é aplauso


Onde estamos ? clique aqui para ver o mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Aguardamos seu contato!

Telefone

(71) 3288-1452

Email

accabem@hotmail.com

Localização

Rua Professor Theócrito Batista - s/n lt 39 - Caji, Lauro de Freitas - BA - 42700-000