Carregando Postagens...

Imperfeições

ESTAVA A SABOREAR O MEU CAFÉ NO CAFÉ ORIENTE, QUANDO presenciei uma discussão entre dois prepostos da Cobrança Legal de Soralah, discussão que se acalorava e já era apreciada por uma grande roda de comerciantes. Um dos prepostos advertia o outro sobre o grave engano por este cometido e que, segundo suas palavras, o fazia praticar uma grande injustiça, com sérios prejuízos a determinada firma. Segundo o que pude entender da discussão, o Preposto da Cobrança Legal teria autuado uma importante firma numa alta quantia, baseado num erro de contabilidade.

     - Ora – afirmava um deles – os impostos foram todos pagos certos; aliás foram pagos a mais.

     - Mais – retrucava o outro – na escrita eu constatei que ele deixara de recolher dez mil dinares de impostos.

     - Ora, mas você mesmo não verificou que ele, ao invés de se creditar, se debitou naquela grande partida de mercadoria, recolhendo assim, a mais e antecipadamente, impostos que ele não devia? O caso dele é, ao contrário, de receber de volta impostos que recolheu a mais.

     - Eu sigo a Lei e a escrituração contábil. Se ele errou ao escriturar a culpa é dele, portanto que pague o seu erro.

    - Não são essas as recomendações da Grande Câmara Comercial, conforme as sugestões do nosso glorioso Califa Adman – Alah o conserve! – Segundo as recomendações oficiais nós devemos nos ater, à letra dos Códigos, mas ao seu espírito; e, no caso, qualquer contador verifica que houve um erro de escrituração, embora estreia claro que o imposto foi recolhido – e de sobejo – e a firma se houve com toda lisura...

     Tive que sair e não presenciei o restante da discussão. No dia seguinte, era este o fato mais comentado nos meios comerciais e, numa roda de amigos, ouvi de um deles um fato semelhante mas em outra seara. Dizia este amigo que na sua residência – ele reside num conjunto de casas interligadas em condomínio – ele sofreu, assim como a maioria dos condôminos, durante todo em ano de mandato do “inquilino-chefe”. Contou-nos  que, anualmente, entre as vinte famílias residentes, elege-se um dos chefes de família como “inquilino-chefe”. A esse, cabe a responsabilidade da administração geral do conjunto residencial. Normalmente reúne-se uma Assembleia anual a mesma recebendo a prestação de contas do ano transato e elegendo ou reelegendo o “inquilino-chefe” do ano que se inicia. Pois bem, o ano passado o nosso “inquilino-chefe” convidou os moradores para, exatamente, vinte assembleias. Qualquer probleminha que lhe surgia ele convocava uma assembleia. Faltava-lhe iniciativa para deliberar, por si mesmo dentro dos poderes gerais que lhe tinham sido conferidos com eleição. E o que é pior – Mak Alah! – exigia cartão de identificação de cada condômino para poder votar!

     -Não é possível – disse-lhe alguém.

     -Pois é estavam, diante dele, vinte pessoas suas conhecidas e conhecidas entre si, mas sem o cartão de identificação ele não permitia opinar.

     -Será que ele é maluco e vocês não sabem?

     -Não é. É a própria imperfeição humana – só Alah é perfeito – que atinge indistintamente a todos. O referido “inquilino-chefe”, como amigo e como pessoa, no trato quotidiano é agradável. Mas só viemos a saber desse seu aferro ao protocolo burocrático quando lhe entregamos o cargo. Nunca mais! Custou-me, e aos meus vizinhos – Alan é testemunha – muitas horas de trabalho e aborrecimentos.

     É uma lástima que, além dos afazeres obrigatórios, ainda sejamos sobrecarregados de mais cuidados e ocupações, por força das interpretações errôneas ou da mesquinhez de espíritos tacanhos. Felizmente Alah – só ele é grande e generoso – tudo vê e tudo pode prover.   

 

Texto extraído do livro Histórias do Viajante Narum (4ª edição ampliada de Mala de Viajante) de autoria de José Lemos de Sant’ Ana

Médico, Empresário, Escritor.

Texto digitado por Luzanira Fernandes

Comentários

Deixe um Comentário

Posts Recentes

03/Dezembro/2024

Mediunidade e compromisso

03/Março/2024

STATUS

13/Janeiro/2024

As duas irmãs

22/Novembro/2023

A partida

16/Novembro/2023

Desumanidade


Onde estamos ? clique aqui para ver o mapaFechar Mapa

Entre em Contato

Aguardamos seu contato!

Telefone

(71) 3288-1452

Email

accabem@hotmail.com

Localização

Rua Professor Theócrito Batista - s/n lt 39 - Caji, Lauro de Freitas - BA - 42.721-810